Isaque Bahiense é o novo rei; Norueguês surpreende o público com jiu-jitsu técnico e explosivo

Carioca conquista a primeira coroa da temporada

Créditos da imagem: Foto: Flash Sport.

E a 5ª temporada do GP dos Leves da Copa Podio acabou com a vitória de Isaque Bahiense, que levou o título para casa dando um espetáculo em todas as suas lutas e consagrou explosivo do norueguês Espen Mathiesen, vice-campeão do evento, em sua terceira participação. Transmitido ao vivo pelo Canal Combate e em streaming pela Fighteria TV, o evento foi um sucesso. Caso tenha perdido, acompanhe abaixo a resenha para saber detalhes!

 

Desafio Vikings vs Kangaroos

A abertura do evento foi com o confronto entre os Vikings, que chegaram com oito pontos, contra os Kangaroos, que já somavam três.

As primeiras atletas a se enfrentar foram Eirin Catrhine (Vikings) e Hope Douglass (Kangaroos). Numa pequena brecha da australiana, Erin a finalizou num arm lock em apenas alguns segundos e somou cinco pontos para o time dos Vikings.

Em seguida foi vez de Eirik Gulbrandsen (Vikings) e Max de Been (Kangaroos) se enfrentarem. O atleta da Austrália encaixou um belo arm lock faltando apenas 19 segundos para o fim da luta. Max foi derrotado após ter se mantido na frente durante todo o confronto.

Para finalizar a rodada decisiva entre os times, Nic Ruben (Vikings) entrou para enfrentar William Dias (Kangaroos). Quem venceu foi o australiano por pontos, mas a vitória ficou com Vikings, num placar final de 18 x 6.

 

Desafio NO-GI

O desafio No Gi contou com os atletas Joaquim Mamute e Dany Gerard. Joaquim Mamute tentou aplicar uma botinha reta no thaitiano, mas infelizmente cruzou a perna de forma errada e foi desclassificado, dando a vitória a Gerard.

 

Luta Especial

A luta especial entre faixas marrons aconteceu entre o brasileiro Fellipe Trovo e o suíço Phillipe Pomaski.

No tempo normal, a luta terminou empatada. Segundo as regras, em caso de empate nessas condições, a luta é levada para a morte súbita, em que o primeiro a pontuar, vence. A vitória foi de Trovo, que fez uma passagem de guarda rápida e eficiente.

 

Desafio feminino – 3 rounds

Uma das lutas mais comentadas foi entre a havaiana Raquel Pa’aluhi e a brasileira Renata Marinho. A expectativa era que Raquel se desse melhor no confronto sem kimono, já que também é atleta de MMA, mas aconteceu tudo ao contrário e a luta não precisou chegar ao terceiro round.

No 1º round, com pano, Raquel Pa’aluhi venceu Renata Marinho por apenas uma vantagem.

As atletas tiveram um minuto para tirar os kimonos e voltar para o 2º round, que foi rápido e espetacular, com a vitória de Renata em apenas 45 segundos com um leg lock.

A atleta da Alliance volta para disputar o desafio novamente na próxima edição.

 

Grupo Verde

Para dar o pontapé inicial pelo grupo verde, Diego Borges e Hugo Marques se enfrentaram na 1ª rodada. Ambos tiveram um bom desempenho, mas quem levou foi Diego, por apenas duas vantagens de diferença do faixa marrom. Em seguida, foi vez de Espen Mathiesen enfrentar Renato Canuto. O norueguês surpreendeu Renato, vencendo por uma vantagem.

A 2ª rodada novamente teve início com Espen Mathiesen, dessa vez duelando contra o também faixa marrom Hugo Marques e vencendo-o por vantagem, totalizando quatro pontos para Espen. A luta seguinte foi entre Diego Borges e Paquito Ramalho e, surpreendentemente, o português conseguiu um empate, somando um ponto para cada lado.

Dando início a 3ª rodada, deu Espen Mathiense de novo!  Desta vez bateu o experiente  Diego Borges por pontos, ficando com um total de sete pontos na parcial. Logo depois, entraram Paquito Ramalho e Renato Canuto, que fizeram uma luta dura e terminaram empatados.

A penúltima rodada teve Diego Borges contra Renato Canuto, em que Diego vinha perdendo o combate todo por 2x0, mas conseguiu pegar as costas de Renato faltando apenas dez segundos e somou mais três pontos na parcial. No duelo de faixas marrons, Hugo Marques enfrentou Paquito Ramalho e o português saiu vitorioso por apenas uma vantagem.

A última rodada, decisiva para as semifinais, começou com um confronto muito aguardado entre Espen Mathiesen e Paquito Ramalho. Os atletas já haviam se enfrentado três vezes, sendo duas vitórias para o português e uma para o norueguês. Uma luta dura, disputada, resultou em empate e somou um ponto para cada. Os últimos a se enfrentarem foram Hugo Marques e Renato Canuto, com uma vitória surpreendente do atleta da Soul Fighters por apenas uma vantagem.

Os atletas classificados para as semifinais foram Espen Mathiense e o veterano Diego Borges.

A classificação final do grupo verde ficou:

1º - Espen Mathiense: 8 pontos;

2º Diego Borges: 6 pontos;

3º Paquito Ramalho: 4 pontos;

4º Hugo Marques: 2 pontos;

5º Renato Canuto: 1 ponto.

 

Grupo Amarelo

Depois do início do grupo verde, tivemos o grupo amarelo pela 1ª rodada, começando com a luta entre Delson Pé-de-Chumbo e Celsinho Venicius. Os atletas terminaram com um ponto para cada na parcial, em uma luta com muitas tentativas de queda. Em seguida, Isaque Bahiense mostrou ao que veio! Derrotou Caio Almeida por 11x0 em uma luta que levou o ginásio a loucura e já saiu na frente, com três pontos.

Pela 2ª rodada, Celsinho entrou para enfrentar Isaque, que finalizou o atleta da Ryan Gracie com uma guilhotina logo no início da luta e disparou, com mais cinco pontos. Depois, enfrentaram-se Delson Pé-de-Chumbo e Wellington Alemão. Leandro Lo estava presente para auxiliar Alemão e a luta acabou empatada.

Na 3ª rodada, a promessa Isaque Bahiense enfrentou Pé-de-Chumbo vencendo por duas vantagens e mantendo-se na liderança do grupo amarelo. A luta seguinte foi entre Alemão e Caio Almeida, em que o líder da Almeida JJ foi derrotado por pontos.

A penúltima rodada teve início com Caio Almeida e Pé-de-Chumbo. Numa luta forte, Delson finalizou Caio com um estrangulamento e guardou mais cinco pontos. E em seguida, Celsinho Venicius enfrentou Wellington Alemão numa luta completamente disputada. O atleta da Ryan levou a melhor vencendo Wellington por pontos, que fez com que os dois ficassem empatados na parcial.

Para definir as semifinais, Isaque Bahiense já classificado enfrentou Wellington Alemão que precisava da vitória para garantir-se na semi. Isaque derrotou o atleta da Brotherhood e terminou com treze pontos no total. Seguidamente, foi a vez de dois ex companheiros de equipe se enfrentarem: Celsinho Venicius e Caio Almeida. O atleta da Ryan Gracie derrotou o líder da Almeida JJ por pontos, somou sete pontos no total e ficou em segundo lugar empatando com Pé-de-Chumbo.

Com o empate entre Pé-de-Chumbo e Celsinho Venicius, Delson se deu melhor por ter finalizado uma luta e foi classificado para a semi, junto com Isaque Bahiense.

A classificação final do grupo amarelo ficou:

1º Isaque: 13 pontos;

2º Pé-de-Chumbo: 7 pontos;

3º Celsinho: 7 pontos;

4º Alemão: 4 pontos;

5º Caio: não pontuou.

 

Semifinais

Os confrontos das semifinais foram: Espen Mathiesen x Delson Pé-de-Chumbo e Isaque Bahiense x Diego Borges.

Na primeira luta, o atleta faixa marrom levou a melhor e garantiu seu lugar para a final, enquanto Pé-de-Chumbo disputaria o terceiro lutar.

A segunda luta foi muito disputada entre os faixas pretas Isaque Bahiense e Diego Borges, mas Isaque confirmou seu favoritismo vencendo Diego por pontos e garantindo seu lugar na final contra Espen, enquanto Borges voltaria para disputar o terceiro lutar com Delson.

O 3º ficou com Diego Borges, após vencer o experiente Delson Pé-de-Chumbo por apenas uma vantagem.

 

Final

O faixa preta da Alliance venceu o faixa marrom Espen Mathiesen por uma diferença de apenas dois pontos. Isaque fez uma luta completamente disputada com o guardeiro nato e sagrou-se o novo rei!

 

Ansiosos para o próximo? Então save the date: em julho teremos o GP dos Médios e logo serão anunciados todos os atletas. Até a próxima.

Fonte: Mayara Munhos

Data da publicação: 2017-02-19 09:35:42

Veja também

Felipe Preguiça é o novo rei dos Pesos Pesados da Copa Podio
Felipe Preguiça é o novo rei dos Pesos Pesados da Copa Podio

GP de Pesos Pesados fechou a 3ª temporada da Copa Podio

Ver mais
Pentacampeã mundial, Kyra Gracie analisa a luta sem limite de tempo do primo Clark Gracie.
Pentacampeã mundial, Kyra Gracie analisa a luta sem limite de tempo do primo Clark Gracie.

Kyra Gracie será córner do primo Clark no Desafio das Cidades da Copa Podio.

Ver mais
Os campeonatos oficiais chegam à Europa e se consolidam no Brasil
Os campeonatos oficiais chegam à Europa e se consolidam no Brasil

O Dutch Championship dá a largada ao ranking europeu da Copa Podio na Holanda. No Brasil, o Gaúcho e o Manauara são os destaques em outubro.

Ver mais
Podio