Bugando o sistema no Tocantinense 2025

Júlio Caitano – Da faixa verde para a faixa roxa

O sistema de graduação, e as regras de competição, no jiu-jitsu possuem variações diversas e ate hoje não chegamos a um consenso único e universal. Causando situações inusitadas que acabam por causar reflexões sobre conceitos teóricos e conceitos práticos.

A Copa Podio tem em sua essência de incentivar seus atletas em lutar para finalizar, não se importando com faixa e categoria. O importante é juntar dois ou mais atletas dispostos a lutar, dando o seu melhor e sempre buscando a submissão de seus oponentes.

Com isso, de tempos em tempos, é uma entidade que revela ao mundo do jiu-jitsu grandes astros. Como por exemplo o multicampeão Micael Galvão, que em uma disputa, no passado, sendo faixa verde, saiu vitorioso de um embate com um faixa preta. Criando muita polemica na época, mas mostrando, com o tempo, o acerto de ter dado a oportunidade para um fenômeno, e hoje reconhecido mundialmente.

Para manter a tradição de revelar novos talentos, o jovem, de apenas 16 anos, Júlio Caitano, que da faixa verde foi graduado diretamente para a faixa roxa, lutou nas categorias adulto meio pesado e absoluto do Campeonato Tocantinense 2025. Se saindo campeão da categoria e chegando a semi final da categoria absoluto. Mostrando que a sua graduação não foi um equívoco, e sim um acerto validado, já que além de ser campeão da categoria e quarto colocado no absoluto devido ao fechamento da final entre atletas da mesma equipe, fez a melhor luta de todo o campeonato, justamente a semi-final do absoluto.


Escrito por: Bruno Martins

Data da publicação: 2025-02-01 21:13:49

Veja também

Cláudio Calasans desafia a invencibilidade de Leandro Lo em um combate sem kimono na luta especial do GP dos Médios.
Cláudio Calasans desafia a invencibilidade de Leandro Lo em um combate sem kimono na luta especial do GP dos Médios.

Conseguirá Calasans quebrar a invencibilidade de Lo na Copa Pódio?

Ver mais
Começa o show da ligas especiais da Copa Podio com super luta valendo vaga para os GP´s
Começa o show da ligas especiais da Copa Podio com super luta valendo vaga para os GP´s

A seletiva de lutadores ocorre neste sábado, 11 de maio, no Ginasio da Universidade UniItalo

Ver mais
Gabriel Fedor e o GP dos Pesados: “Não tem luta fácil na Copa Pódio”
Gabriel Fedor e o GP dos Pesados: “Não tem luta fácil na Copa Pódio”

Gabriel Fedor e o GP dos Pesados: “Não tem luta fácil na Copa Pódio”

Ver mais
Podio