Robson Gracie encara David Vieira em luta sem quimono no Ginásio Hebraica, dia 9 de janeiro

A luta vale o título dos meio pesados no Desafio Submission da Copa Podio

Créditos da imagem: Foto: Tiago Molinos

Filho do patriarca da família que desenvolveu o jiu-jitsu brasileiro, Robson  Gracie Filho fará uma das lutas mais aguardadas da primeira etapa da 4ª temporada da Copa Podio, que acontece em 9 de janeiro, no Rio de Janeiro e conta com a defesa de título do GP dos Leves por Leandro Lo. O faixa-preta terá pela frente o multicampeão mundial de jiu-jitsu e ex-participante do TUF Brasil, David Vieira, em luta realizada sem quimono.

Robson tem conquistado diversos torneios por toda Europa e está no ponto para se testar em uma competição do nível da Copa Podio e diante de um adversário tão experimentado.

Quando criança, Robson deu seus primeiros rolas dentro da academia de Carlson Gracie, em Copacabana (RJ), levado por seu pai. Aos 15 anos foi morar com seu irmão, Ryan Gracie, até voltar ao Rio de Janeiro com 18, quando passou a treinar com Roberto ‘Gordo’, o inventor da meia-guarda. Antes de ir definitivamente para Nova York treinar com seu irmão Renzo Gracie, Robsinho teve uma rápida passagem pela BTT, onde também se dedicou ao MMA.

Depois de algumas temporadas na América, o Gracie resolveu fincar sua bandeira em Nova York, em 2013, onde revela como tem sido o aprendizado de samurai passado pelo seu irmão mais velho, Renzo. “Ele está sempre corrigindo alguma coisa ou me motivando com palavras que tirou de algum livro antigo de guerra”, disse Robson, abrindo o jogo sobre o peso de ser um Gracie.

“Tem horas que pesa um pouco sim, mas eu tento meio que desfocar disso, principalmente quando entro no tatame. Sobre ter nascido na família Gracie, é como se eu não lutasse sozinho, carregar esse nome é muito importante, uma motivação a mais. Meu pai sempre dizia o quão importante é um Gracie lutar, falava sobre honra e de não ter medo do adversário e não negar um desafio. Meus irmãos apenas confirmaram o que o meu pai já me falava”, explicou Robson, orgulhoso.

Quanto ao seu adversário, Robson o conhece melhor do que ninguém, já que teve a oportunidade de dar uns rolas com o atual rival na academia de Gordo. Conhecido por preferir jogar por baixo e pela guarda afiada, David Vieira e Robson podem travar um duelo de estilos, já que o Gracie revelou ligeira preferência por jogar por cima.

“Chegamos a treinar algumas vezes, mas faz tempo e foram poucas vezes. Sei que ele faz guarda e eu prefiro jogar por cima, mas na realidade tanto faz”, disse o faixa-preta, declarando o que pode fazer a diferença no desafio entre os meio-pesados.

“Meu diferencial nessa luta vai ser a garra, vou deixar tudo dentro do tatame, buscar a finalização o tempo todo e dar 100%. Sempre tive uma vontade muito grande de lutar a Copa Podio e não iria deixar passar essa chance. Estou treinando bastante com o John Danaher e meus primos”, concluiu. 

Fonte: Erik Engelhardt

Data da publicação: 2016-01-04 10:05:56

Veja também

Cabras da Peste e Vikings definem a disputa da Copa Podio, em 9 de julho, na Argentina
Cabras da Peste e Vikings definem a disputa da Copa Podio, em 9 de julho, na Argentina

Carcará avalia duelo com de Trans: “Vou para cima como um touro”

Ver mais
Copa Podio define os grupos do GP dos Médios; saiba quem pega quem
Copa Podio define os grupos do GP dos Médios; saiba quem pega quem

Evento acontece no dia 9 de julho, em Buenos Aires

Ver mais
Começa o show da ligas especiais da Copa Podio com super luta valendo vaga para os GP´s
Começa o show da ligas especiais da Copa Podio com super luta valendo vaga para os GP´s

A seletiva de lutadores ocorre neste sábado, 11 de maio, no Ginasio da Universidade UniItalo

Ver mais
Podio