Copa Podio lança Iron Brown Belt Europe e projeta edições nos Estados Unidos e na Ásia

Segunda edição do evento ocorrerá no dia 10 de fevereiro em Stavanger, na Noruega

Créditos da imagem: Kaynan Duarte no Iron Brown Belt Brazil (Foto: Deive Coutinha)

Um evento totalmente diferente e inovador vem ganhando  grande repercussão nas redes sociais, desde o final do ano passado.

O Iron Brown Belt ou simplesmente IBB conforme batizou André Borges,  editor do BJJ Heroes, um dos veículos de comunicação mais respeitados e certamente o mais imparcial do jiu-jitsu, foi concebido com o objetivo de selecionar os melhores faixas-marrons para ocuparem as  vagas destinadas a eles nos GP’s da Copa Podio.

A proposta é dificultar bastante  o acesso dos faixas-marrons ao evento, tendo em vista que após 5 temporadas, nenhum faixa-marrom conseguiu subir no degrau mais alto do podio da Copa Podio, conforme explica Jeferson Maycá, o presidente da liga esportiva:

“O Iron Brown Belt é um evento que me empolga muito, não apenas por sair do formato normal de competições, mas por ser um evento bastante difícil em termos de exigência física e psicológica dos lutadores. Além disso, diferente de todas as competições, só são selecionados para disputar as edições os lutadores nascidos nas regiões onde o mesmo é realizado.”  

A primeira edição foi realizada em novembro no Rio de Janeiro e reuniu 4 dos melhores lutadores da categoria até 100 kg. O fenômeno Kaynan Duarte  conseguiu, em pouco mais de uma hora de disputa, as 4 vitórias necessárias para tornar-se o primeiro Iron Brown Belt Brazil e garantir a sua vaga no próximo GP dos Pesados.

Valendo vaga para o GP dos Pesos Leves (até 77 kg), a segunda edição, ocorrerá no dia 10 de fevereiro em Stavanger na Noruega, terra dos Vikings e do talentoso grupo de cascas-grossas revelados pela Copa Podio. 

O Iron Brown Belt Europe teve seu número de participantes aumentado para 10 e reunirá somente lutadores nascidos no antigo continente.

“Como temos poucos faixas-pretas não brasileiros na Europa, estamos lidando com a elite do esporte por lá, e é muito difícil escolher entre tantos bons lutadores. Desta vez, por questões de organização, selecionamos somente 10 países, mas para a próxima edição, esse número certamente será aumentado”, explica Maycá .

Com o aumento do número de lutadores na disputa, criou-se uma etapa eliminatória com 10 lutas que serão definidas por sorteio. Nesta etapa cada lutador luta 2 vezes com o mesmo adversário somando pontos com os mesmos critérios dos GP’s (5 por cada finalização, 3 por cada vitória por pontos, 2 por cada vitória por vantages e 1  por empate).  Ao final desta etapa os 3 lutadores melhores colocados estão automaticamente classificados para a fase seguinte e os 2 últimos lutam mais uma vez para definir a 4ª vaga.  Definidos os 4 finalistas, estes lutam até que um consiga 5 vitórias e torne-se o primeiro Iron Brown Belt Europe.

“Aos poucos estamos chegando no formato ideal de competição, mas a proposta de sempre é inovar e criar um evento que seja ao mesmo tempo desafiante para quem luta e empolgante para quem assiste. Este ano teremos edições nos Estados Unidos e na Ásia”, conclui o presidente Jeferson Maycá.

Os concorrentes ao Iron Brown Belt Europe são os seguintes:

Alan Ciku (23 anos, Bélgica)
Alberto Buriasco (26 anos, Itália)
Bryn Jenkins (25 anos, Reino Unido)
Emad Omran (21 anos, Suécia)
Gniewko Wisniewski (20 anos, Polônia)
Marcus Phelan (25 anos, Irlanda)
Mohammad Abdulkadirov (27 anos, Rússia)
Sándor Lakatos (24 anos, Hungria)
Tarik Hopstock (21 anos, Noruega)
Yusef Kaddur (27 anos, Espanha)

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Sergio Muhammad

Data da publicação: 2018-01-15 17:13:10

Veja também

Felipe Preguiça é o novo rei dos Pesos Pesados da Copa Podio
Felipe Preguiça é o novo rei dos Pesos Pesados da Copa Podio

GP de Pesos Pesados fechou a 3ª temporada da Copa Podio

Ver mais
“La Maquina” Ottaviano e Abraham Marte buscam novo recorde no Desafio das Cidades.
“La Maquina” Ottaviano e Abraham Marte buscam novo recorde no Desafio das Cidades.

O 5º Desafio das Cidades da Copa Podio une lutadores dos dois hemisférios do planeta.

Ver mais
Cyborg faz a sua estréia na Copa Podio contra Xande Ribeiro, seu algoz no kimono
Cyborg faz a sua estréia na Copa Podio contra Xande Ribeiro, seu algoz no kimono

Combate entre o caboclo e o pantaneiro, pela primeira vez sem kimono , será uma das atrações especiais da Copa Podio Manaus, no dia 12 de agosto

Ver mais
Podio