Robson Gracie encara David Vieira em luta sem quimono no Ginásio Hebraica, dia 9 de janeiro

A luta vale o título dos meio pesados no Desafio Submission da Copa Podio

Créditos da imagem: Foto: Tiago Molinos

Filho do patriarca da família que desenvolveu o jiu-jitsu brasileiro, Robson  Gracie Filho fará uma das lutas mais aguardadas da primeira etapa da 4ª temporada da Copa Podio, que acontece em 9 de janeiro, no Rio de Janeiro e conta com a defesa de título do GP dos Leves por Leandro Lo. O faixa-preta terá pela frente o multicampeão mundial de jiu-jitsu e ex-participante do TUF Brasil, David Vieira, em luta realizada sem quimono.

Robson tem conquistado diversos torneios por toda Europa e está no ponto para se testar em uma competição do nível da Copa Podio e diante de um adversário tão experimentado.

Quando criança, Robson deu seus primeiros rolas dentro da academia de Carlson Gracie, em Copacabana (RJ), levado por seu pai. Aos 15 anos foi morar com seu irmão, Ryan Gracie, até voltar ao Rio de Janeiro com 18, quando passou a treinar com Roberto ‘Gordo’, o inventor da meia-guarda. Antes de ir definitivamente para Nova York treinar com seu irmão Renzo Gracie, Robsinho teve uma rápida passagem pela BTT, onde também se dedicou ao MMA.

Depois de algumas temporadas na América, o Gracie resolveu fincar sua bandeira em Nova York, em 2013, onde revela como tem sido o aprendizado de samurai passado pelo seu irmão mais velho, Renzo. “Ele está sempre corrigindo alguma coisa ou me motivando com palavras que tirou de algum livro antigo de guerra”, disse Robson, abrindo o jogo sobre o peso de ser um Gracie.

“Tem horas que pesa um pouco sim, mas eu tento meio que desfocar disso, principalmente quando entro no tatame. Sobre ter nascido na família Gracie, é como se eu não lutasse sozinho, carregar esse nome é muito importante, uma motivação a mais. Meu pai sempre dizia o quão importante é um Gracie lutar, falava sobre honra e de não ter medo do adversário e não negar um desafio. Meus irmãos apenas confirmaram o que o meu pai já me falava”, explicou Robson, orgulhoso.

Quanto ao seu adversário, Robson o conhece melhor do que ninguém, já que teve a oportunidade de dar uns rolas com o atual rival na academia de Gordo. Conhecido por preferir jogar por baixo e pela guarda afiada, David Vieira e Robson podem travar um duelo de estilos, já que o Gracie revelou ligeira preferência por jogar por cima.

“Chegamos a treinar algumas vezes, mas faz tempo e foram poucas vezes. Sei que ele faz guarda e eu prefiro jogar por cima, mas na realidade tanto faz”, disse o faixa-preta, declarando o que pode fazer a diferença no desafio entre os meio-pesados.

“Meu diferencial nessa luta vai ser a garra, vou deixar tudo dentro do tatame, buscar a finalização o tempo todo e dar 100%. Sempre tive uma vontade muito grande de lutar a Copa Podio e não iria deixar passar essa chance. Estou treinando bastante com o John Danaher e meus primos”, concluiu. 

Fonte: Erik Engelhardt

Data da publicação: 2016-01-04 10:05:56

Veja também

Tye Ryan foi um show à parte durante evento de encerramento da terceira temporada da Copa Podio
Tye Ryan foi um show à parte durante evento de encerramento da terceira temporada da Copa Podio

A energia e a vibração do americano conquistaram o público no Ginásio do Botafogo

Ver mais
Isaque Bahiense e Fellipe Trovo se enfrentam na luta de abertura e vencedor vai direto para o Grand Prix
Isaque Bahiense e Fellipe Trovo se enfrentam na luta de abertura e vencedor vai direto para o Grand Prix

Os dois faixas-marrons vão para o tudo ou nada no desempate mais importante de suas carreiras

Ver mais

Confira todos os detalhes da seletiva que vai movimentar São Paulo neste final de semana

Ver mais
Podio