Felipe ‘Preguiça’, Leandro Lo e Tim Spriggs roubam a cena e fazem história na Copa Podio

GP dos Médios da Copa Podio supera expectativas, no último sábado (22), no Rio de Janeiro

Créditos da imagem: Fotos: Erik Engelhardt

A noite do último sábado (22) ficou marcada para sempre na história do jiu-jitsu profissional com o concorrido GP dos Médios da Copa Podio e lutas casadas de alto nível. O público que lotou o Ginásio do Botafogo, no Rio de Janeiro, foi ao delírio com o espetáculo.

 

Os grandes destaques da noite foram Felipe ‘Preguiça’, que faturou o GP e conquistou o bicampeonato, e Leandro Lo, que quebrou o tabú de nunca ter vencido Gilbert ‘Durinho’ e, após amargar três derrotas para o rival, conseguiu a finalização sobre o treinador de Vitor Belfort, em uma luta onde não havia tempo e  pontuação.

 

O combate entre Lo e Durinho começou bastante equilibrado e aos poucos os atletas foram soltando o jogo. O treinador de chão de Belfort chegou perto da finalização com uma chave de joelho justíssima. Leandro Lo teve sua perna envergada e fez cara de dor, mas conseguiu escapar do ataque do rival, para delírio do público presente, que aplaudiu de pé.

 

“Estou focado no MMA e o gás é diferente, é mais explosão e eu cansei. Achei que fosse finalizar na chave de joelho e dei tudo de mim ali para pegar, mas não consegui, infelizmente. O Lo está de parabéns”, disse Durinho.

 

Com o adversário cansado, ficou mais fácil para Leandro Lo, que encaixou um estrangulamento cruzado em Gilbert, que tentou levantar para se defender, mas acabou batendo em pé, com pouco mais de 20 minutos de luta.

 

“Pedi muito por essa luta por já ter sido derrotado pelo Durinho, que é um grande atleta. Me senti com a sensação de dever cumprido”, comemorou Lo.

 

Preguiça bate Panza em final eletrizante e conquista o bicampeonato

 

Atual campeão dos médios, Felipe Preguiça terminou a fase de grupos em primeiro, seguido de Gregor Gracie, que também garantiu a vaga na semifinal. Do outro da chave, Luiz Panza foi o grande nome do grupo, finalizando três adversários na chave de pé, incluindo o duríssimo Cláudio Calasans, que se classificou em segundo no grupo verde, garantindo-se na semifinal.

 

Inspirado e "pegando no pé de geral", Panza repetiu a estratégia e atacou o pé de Gregor Gracie para conquistar mais uma finalização, garantindo-se na final. Já Preguiça, superou Calasans por 7 a 2 na outra semi.

 

A grande final entre Preguiça e Panza foi repleta de emoções e decidida nos últimos segundos. Luiz abriu o placar com uma raspagem e acabou pecando por querer segurar demais a vantagem sobre o campeão, sendo penalizado por amarrar a luta. 

 

Com apenas dez segundos para a definição do campeão, Preguiça conseguiu devolver a raspagem e deixou tudo empatado. Como Panza tinha uma punição, Preguiça sagrou-se campeão em um combate completamente imprevisível.

 

Na disputa pelo terceiro lugar no GP dos Médios, Cláudio Calasans enfrentaria Gregor, mas a luta não ocorreu pois o Gracie lesionou as costas durante o torneio e não teve condições de lutar. Sendo assim, Calasans ficou com o terceiro lugar no pódio.

 

Presidente da organização, Jeferson Maycá rasgou elogios aos lutadores do GP e já revelou os planos para alguns deles.

 

“O Gregor como sempre, surpreende, pois está fora do circuito de competições e sempre endurece muito e nós iremos fazer uma luta casada sem quimono no próximo evento para ele. O Panza superou as expectativas, quase complicou a vida do Preguiça e deve lutar o GP dos Pesados na próxima edição. O Calasans foi eficiente como sempre”, comemorou.

 

“Guerra do Berimbolo” dura uma hora e decisão é adiada para outra edição

 

O duelo entre os especialistas na posição da moda, o “Berimbolo” contou com bastante giro, mas ambos os atletas se defenderam dos ataques de pé e joelho.

 

Após 60 minutos de combate, a finalização não aconteceu e a direção da Copa Podio decidiu que Gianni Grippo e João Myiao irão terminar o desafio em outra edição da competição.

 

“Eu casei essa luta porque sabia que era um combate em que eles tinham o estilo parecido e jogam mais para pontuar. Por isso resolvi jogar eles no sufoco, para ver se saía uma finalização em uma luta sem tempo e sem pontos. A luta foi longa demais e preferimos adiar o desfecho dela para outra edição da Copa Podio, pois no nosso evento não existe empate em lutas casadas”, explicou Jeferson.

 

Tim Spriggs finaliza Lucas ‘Hulk’ e vence Desafio Brasil vs. EUA

A peleja entre o americano e o lutador de Roraima começou a todo vapor e com uma troca de força absurda por parte dos atletas. O combate seguia equilibrado, até ‘Hulk’ errar uma entrada de queda e dar as costas para seu oponente, que não perdoou. Spriggs estrangulou o brasileiro e garantiu o caneco para os Estados Unidos.

 

Na luta de abertura da Copa Podio, aconteceu o que se esperava no duelo entre “passador” e “guardeiro”. O campeão da seletiva do “The Team”, Lucas Valle passou a guarda do campeão do Rio Open, Rafael Mansur, que respondeu com uma raspagem. Sendo assim, o combate entre os “prodígios da marrom” terminou em 3 a 2 para Lucas.

 

A respeito dos problemas ocorridos com a transmissão do GP dos Médios, a diretoria da Copa Podio informa que os valores pagos serão devolvidos a todos os que não conseguiram assistir o evento com a mesma qualidade dos eventos anteriores.

 

A empresa contratada para realizar os serviços de transmissão será responsabilizada pelos prejuízos causados à Copa Podio e aos nossos fãs e seguidores, pois não cumpriu com o prometido.

 

Jeferson Maycá garantiu que a situação nunca mais irá se repetir e a próxima transmissão irá manter o padrão de profissionalismo apresentado no show.



“Pedimos desculpas a todos e informamos que o GP dos Pesados só ocorrerá após encontramos a solução definitiva para esse problema, seja através de um contrato de transmissão com a televisão ou na contratação de uma empresa comprometida com os nossos valores e princípios profissionais, éticos e morais”, concluiu.

 

Fonte: Erik Engelhardt

Data da publicação: 2014-11-26 01:47:49

Veja também

Uma semana após vencer no MMA, Davi Ramos aceita o desafio da Copa Pódio.
Uma semana após vencer no MMA, Davi Ramos aceita o desafio da Copa Pódio.

Uma semana após vencer no MMA, Davi Ramos aceita o desafio e retorna ao GP dos Médios.

Ver mais
Dama de Ferro encara revelação da Alliance em formato inédito
Dama de Ferro encara revelação da Alliance em formato inédito

GP dos Leves da Copa Podio acontece no sábado (18), em São Paulo

Ver mais
12 momentos históricos da Copa Podio em 12 anos da liga (Parte 3)
12 momentos históricos da Copa Podio em 12 anos da liga (Parte 3)

Carlos Arthur Júnior indica mais 3 grandes momentos da Copa Podio nos 12 anos de liga

Ver mais
Podio