Os campeonatos oficiais da Copa Podio não são abertos somente a atletas profissionais. São abertos a qualquer competidor ou equipe e servem de ranking para as ligas especiais e GP's Profissionais.
Medalhas OficiaisRecebem o 1º, 2º e 3º lugares no pódio (somente 1 terceiro lugar quem será o atleta que perdeu para o campeão da categoria na semi-final)
Troféus Oficiais
Recebem as 3 melhores equipes classificadas no ranking geral do campeonato. Em caso de empate na pontuação, o critério passa a ser o número de atletas inscritos no campeonato, ou seja o troféu fica com a equipe que teve o maior número de atletas participantes.
Ranking Individual e Ranking por Equipes*O ranking individual é acumulativo e contabiliza pontos para o atleta em qualquer campeonato oficial da Copa Podio de qualquer região ou país.
*O ranking por equipes vale somente para o campeonato em disputa e é contabilizado pela soma dos pontos de todos os campeões de cada equipe.
*Somente os campeões das categorias e absolutos, entram no ranking oficial da Copa Podio que será atualizado regularmente no site oficial da organização, obedecendo o seguinte critério:
3 pontos pontos por cada vitória por finalização
1 ponto por outro tipo de vitória, exceto WO
0 pontos por vitória por WO
*A pontuação do ranking é acumulativa e acompanha o atleta em toda a sua trajetória na organização, ou seja os campeões da faixa branca levam seus pontos para a graduação seguinte e, assim ocorrerá com todas as graduações.
*Independente do ranking, em qualquer campeonato oficial , a organização da Copa Podio poderá escolher, entre os campeões, lutadores de qualquer graduação ou idade para ingressarem nas ligas de acesso e principal.
Escolha ou seleção de atletas para as ligas especiais e Gp's Profissionais
A partir de maio de 2022, somente poderão participar dos Grands Prix da Liga Profissional Principal (Marrons e Pretas) e das Ligas de Acesso (The Orange League, Azules, Purple Games, Iron Brown Belt ou outras ligas ou super lutas que venham a ser promovidas pela organização) os campeões ou atletas rankeados nos campeonatos oficiais ou semi-finalistas de GP's das temporadas anteriores.
A escolha do atleta dependerá da sua posição no ranking e de das características da competição (um atleta por estado, somente masters, somente faixas pretas, somente pesos leves, etc), porém somente serão considerados atletas que estejam no ranking com alguma pontuação.
IMPORTANTE: O absoluto é uma categoria como qualquer outra, a única diferença é que não tem limite de peso, portanto somente o campeão do absoluto entra no ranking oficial.