Luan Carvalho garante não se intimidar com rivais em sua estréia na Copa Podio

Lutador aposta no ‘trabalho mental’ para brilhar no GP dos Leves

Créditos da imagem: Foto: Gustavo Aragão

Faixa-preta da Nova União, Luan Carvalho está pronto para mostrar tudo que sabe no GP dos Leves da Copa Podio, que acontece no dia 9 de janeiro, no Rio de Janeiro. O jovem é o atual campeão brasileiro, conquistou diversos títulos em 2015, ‘bateu na trave’ em algumas competições e promete mostrar todo seu potencial para desbancar o atual campeão Leandro Lo.

Luan sempre esbanjou talento dentro da academia, mas durante as competições acabava ‘travando’ quando se deparava com um grande desafio ou um adversário de renome internacional. O lutador não conseguia compreender direito o motivo que o fazia ‘congelar’ em lutas decisivas e encontrou em Gustavo Dantas as respostas que tanto procurava.

Dantas trabalha como “BJJ Mental Coach” desde 2010 quando, assim como Luan, foi em busca do motivo que o fazia não obter os resultados condizentes com sua técnica e descobriu que o problema era a sua mente, que estava  destreinada.

Luan conheceu Gustavo em março, antes do Pan Americano e teve a oportunidade de trabalhar a parte mental com o especialista. Quando bateu de frente com uma lenda do jiu-jitsu, Luan pôs as técnicas de Gustavo Dantas em prática e bateu nomes como Rodrigo Caporal e Michael Langhi.

“Descobri que tinha um bloqueio mental e deixava os pensamentos negativos me dominarem, deixava muito pesar o nome dos adversários na hora da luta e no momento decisivo eu travava, tinha um bloqueio psicológico. Comecei a fazer os exercícios do Gustavo de fixação de pensamentos, buscando sempre a positividade, passei a aplicar isso na minha vida e tudo mudou. Devo muito a ele pela conquista do Brasileiro desse ano”, disse, prometendo vir com a mente ‘blindada’ para a Copa Podio.

“Quando vi que ia pegar o Langhi, em momento algum o desrespeitei, ainda tive um bloqueio de leve, mas superei, disse para mim mesmo que aquela era a minha hora e nada iria me afetar e consegui soltar o meu jiu-jitsu. Tenho trabalhado muito o meu lado psicológico para essa Copa Podio e todos vão ver um Luan diferente nessa competição, graças ao trabalho mental”, garantiu.

Luan faz parte do grupo amarelo no GP dos Leves e terá pela frente, na primeira fase, Edwin Najmi, Dillon Danis, Diego Borges e Jaime Canuto. No grupo verde estão Davi Ramos, Lucas Lepri, Felipe Silva, Leandro Lo e AJ Sousa. 

Com vitórias diante de grandes nomes neste ano, Luan promete começar 2016 com o pé direito e garante que vai ser protagonista na liga profissional de jiu-jitsu.

“Meu jiu-jitsu melhorou 80% depois que passei a treinar com o Gustavo. Vou mostrar o jiu-jitsu que sempre fiz, não estou treinando especificamente para ninguém e o objetivo é mostrar superioridade aos meus rivais e sair com o título. Podem esperar um Luan com o psicológico muito bom e preparado”.

Faixa-preta quarto grau de André Pederneiras, Gustavo Dantas morou durante 24 anos no Rio de Janeiro e está nos EUA difundindo a arte suave há 17. Atualmente comanda uma academia no Arizona, onde ministra aulas coletivas de “Mental Coach” para deixar seus alunos com a ‘cabeça em dia’. Para o treinador, uma mente forte faz toda a diferença em uma competição de alto nível como a Copa Podio. 

“Não adianta ter a técnica excelente, se você congelar em uma competição e perder para você mesmo. É a derrota mais dolorosa. Esse sentimento de frustração é terrível, saber que você não conseguiu explorar seu potencial. Acho que a mente tem uma importância de 90% para um atleta ou um sujeito que pretende ter sucesso na vida. O objetivo do mental coach é ajudar a trazer mais claridade a comunidade do jiu-jitsu e mostrar a importância do lado psicológico. Meu objetivo é obter o melhor da capacidade do atleta dentro do tatame. Nada substitui o treino, mas o lutador que não está confiante não consegue colocar tudo que treinou na academia em prática na hora da luta”.

Representado por atletas do calibre de Robson Moura, Vitor ‘Shaolin’, Thales Leites, entre outros, Gustavo Dantas avaliou o trabalho que vem fazendo com o desafiante da Copa Podio, Luan Carvalho.

“O Luan teve uma ascensão excelente, era um atleta muito duro, mas que chegava em determinadas competições e não rendia. Ele é um cara cabeça aberta para mudanças, apresentei o trabalho que faço com meus atletas e ele passou a se soltar muito mais e vive uma fase muito boa. Os lutadores tem muitas responsabilidades, família, filhos, associações, academia, então é preciso estar com a cabeça em dia para enfrentar toda essa cobrança sem deixar o rendimento cair dentro do tatame”, concluiu.

Não perca tempo e garanta aqui o seu ingresso para a 4ª temporada do Grand Prix dos Leves da Copa Podio.

 

Fonte: Erik Engelhardt

Data da publicação: 2015-12-31 11:06:13

Veja também

Prontos para a Copa Pódio, feras do Jiu-Jitsu superam a balança
Prontos para a Copa Pódio, feras do Jiu-Jitsu superam a balança

Prontos para a Copa Pódio, feras do Jiu-Jitsu superam a balança

Ver mais
Cole Abate e Frankie Zambada representam os Estados Unidos no Desafio Kids da Copa Podio
Cole Abate e Frankie Zambada representam os Estados Unidos no Desafio Kids da Copa Podio

O Desafio Kids abrirá o espetáculo na noite de 12 de agosto em Manaus

Ver mais
Criançada dos times de Espen e Isaque empolgam publico de Manaus em treino aberto
Criançada dos times de Espen e Isaque empolgam publico de Manaus em treino aberto

O treino ocorreu, na tarde de ontem, 10 de agosto, em frente ao Teatro Amazonas, um dos principais cartões postais da cidade de Manaus

Ver mais
Podio