Yan ‘Pica-Pau’ encara Espen Mathiesen na luta de abertura do duelo Vikings vs. Cabras da Peste
Créditos da imagem: Foto do acervo pessoal do lutador
O Rio de Janeiro irá sofrer uma invasão viking no dia 9 de janeiro, quando desembarcam em pleno verão carioca os gigantes Espen Mathiesen, Ida “Xuxú” Floisvik, e Tommy Langaker, para o desafio contra os ‘Cabras da Peste’, uma das atrações da 4ª temporada da Copa Podio.
Yan Lucas, mais conhecido como 'Pica-Pau' terá a responsabilidade de mostrar o sangue quente nordestino na luta de abertura do duelo, diante do norueguês Espen Mathiesen. O cearense de apenas 19 anos, que sabe da responsabilidade que tem nas costas, vem embalado pela conquista do campeonato mundial na faixa marrom, enquanto seu rival já foi campeão europeu.
“Dá um frio na barriga em pensar que vou abrir a disputa do time dos Cabras da Peste. Não posso negar que isso me deixa um pouco nervoso, mas se não tiver ansiedade, não tem graça, então espero abrir o placar para o meu time”, disse o atleta, que terá como companheiros Kessy ‘Paraíba’ e Rafael Vasconcelos lutando na sequência.
Filho do mestre de capoeira José Heveraldo, conhecido como ‘Papa-Léguas’, o cearense aproveitou sua recente passagem pela academia do pai, radicado nos Estados Unidos, para agregar movimentos acrobáticos ao seu jogo, que já puderam ser vistos em competições recentes.
Essa mistura de jiu-jitsu com capoeira tem gerado frutos e até um nome, o ‘Capo-Jitsu’, que nasceu de maneira natural, conforme ‘Pica-Pau’ confidenciou.
“O nome surgiu por acaso, já que eu dei muitos pulos no mundial e no brasileiro e essa ginga me ajudado a conquistar campeonatos. No jiu-jitsu, sempre gostei de dar giro, uns pulos e tenho uma coordenação motora e equilíbrio bons. Através desse contato com a capoeira, que surgiu o nome Capo-Jitsu, já que consigo defender e atacar algumas posições do jiu-jitsu usando movimentos de capoeira”, disse Yan, mandando um recado ao norueguês.
“Acho que ele vai sentir um pouco, por não estar acostumado com meu Capo-Jitsu e acredito que vou conseguir surpreendê-lo. Se ele não estiver bem preparado, vai passar mal. Sou um cabra da peste de sangue quente, quando eu entrar lá, o tatame vai ferver e é essa quentura que eu vou levar para cima dele. Os Vikings não tem essa nossa raça e é com essa garra que vou com tudo para cima desse desafio”, garantiu.
Capo-Jitsu ou Berimbolo?
Dono de um jiu-jitsu moderno e arrojado, o norueguês Espen Mathiesen tem usado a ‘posição da moda’, conhecida como ‘berimbolo’ para confundir seus adversários e abrir caminho para finalizações.
O que será que irá acontecer neste inusitado confronto entre o ‘Capo-Jitsu’ cearense e o berimbolo norueguês? Confiança não falta ao brasileiro, que pretende usar as brechas deixadas pelo rival para capitalizar no momento certo.
“Estou ansioso para lutar contra ele, até pelo estilo de jogo moderno que ele tem, usando bem sua guarda flexível e o berimbolo, mas confio no meu estilo.Tenho estudado muito o jogo dele, que inclusive finalizou uns amigos meus no mundial, mas vamos de Capo-Jitsu para cima do berimbolo dele e ver no que dá. Quando ele for fazer o berimbolo, irá deixar uma brecha e é aí que pretendo aproveitar o vacilo para atacá-lo”, encerrou Yan.
Confira abaixo as lutas da batalha entre as equipes Cabras da Peste vs. Vikings, capitaneadas por Bráulio Estima e Alexander Trans, definida na terceira e última fase da 4ª temporada, no GP dos Pesados, com lutas ainda não definidas:
Espen Mathiesen (Noruega) x Yan Pica-pau (Ceará) - 9 de janeiro
Tommy Langaker (Noruega) x Rafael Vasconcelos (Ceará) – 9 de janeiro
Ida Floisvik (Noruega) x Kessy Pereira (Paraíba) – 9 de janeiro
Nic Ruben (Noruega) x Matheus Floresta (Sergipe) – 9 de julho
Sebastian Brosche (Suécia) x Horlando Monteiro (Natal) – 9 de julho
Alexander Tráns (Dinamarca) x Bráulio Estima (Pernambuco) - 9 de julho
Fonte: Erik Engelhardt
Data da publicação: 2015-11-19 15:08:56
Evento reuniu 10 lutadores europeus em Stavanger na Noruega
Ver maisO casal Augusto Tanquinho e Mackenzie Dern será desafiado na Copa Podio em 2015.
Ver maisOs Pantaneiros enfrentam os Caboclos na busca de credenciamento para desafiar o time dos Vikings na próxima temporada
Ver mais