Faixa-preta dos Mendes, Riccardo “Baleia” Ammendolia comemora oportunidade de comentar a Copa Podio

O experiente canadense será o comentarista internacional do GP dos Médios

Créditos da imagem: Riccardo "Baleia" em um treino com professor Rafael Mendes (Foto: Arquivo Pessoal)

Um evento de Jiu-Jitsu profissional demanda uma equipe de alto nível. E é por isso que a Copa Podio contratou o primeiro faixa-preta dos irmãos Mendes, o canadense Riccardo Ammendolia para ser o comentarista internacional da organização, nas transmissões ao vivo em pay per view.
 

A estreia de “Baleia”, como é carinhosamente conhecido na comunidade do Jiu-Jitsu, será no GP dos Médios, que acontece em 22 de novembro, no Rio de Janeiro, quando Felipe ‘Preguiça’ defende o seu título.
 

O canadense não vê a hora de fazer parte do maior espetáculo de Jiu-Jitsu profissional do mundo.
 

“O que a Copa Podio está fazendo é sensacional, criando novas estrelas no esporte e transformando lutadores em grandes astros. Isso é absolutamente necessário para o nosso esporte nesse momento. Esses competidores são atletas profissionais e merecem ser tratados dessa maneira. Estou realmente muito empolgado em fazer parte desse time”, comemorou o faixa-preta.
 

Confira na entrevista abaixo um pouco da história de Riccardo “Baleia”, um canadense apaixonado pelo Jiu-Jitsu brasileiro e honrado por fazer parte da equipe da Copa Podio.
 

Você é o primeiro faixa-preta dos irmãos Mendes. Fale um pouco de sua experiência com esses atletas?
 

Comecei a treinar com eles em 2010. Conheci os irmãos Mendes em Abu Dhabi durante o World Pro Championship desse ano. Eles vieram ao Canadá e ficaram na nossa academia por algumas semanas, tivemos uma empatia grande e decidimos continuar trabalhando juntos. No momento, nosso time está em fase de transição e decidimos trabalhar como a primeira academia afiliada pelos irmãos Mendes. Eles são professores incríveis e estão sempre nos atualizando com as últimas técnicas do Jiu-Jitsu moderno. Tem sido muito bom esse intercâmbio com eles, seja no Canadá, na “Pura BJJ”, ou na Califórnia, na “Art of Jiu-Jitsu Academy”. Apesar de eles serem tão jovens, são tão sábios e tem uma compreensão da arte suave que poucos tem. Me sinto abençoado de chamar eles de professores.
 

Fale um pouco de sua carreira como comentarista de Grappling e Jiu-Jitsu?
 

Comecei a comentar em 2009, para um canal de televisão no Canadá chamado “Fight Network”. Nesse canal, comentei diferentes eventos como ADCC, Abu Dhabi World Pro, entre outros grandes espetáculos. No momento eu trabalho com o “Five Grappling”, um torneio que vem abrindo as portas para adultos e crianças por todos os Estados Unidos.
 

Como você começou a praticar Jiu-Jitsu? Quem foi o cara que te inspirou?
 

Comecei como muitos outros, influenciado pelo Royce Gracie. Meu pai era instrutor de Caratê quando eu era criança e eu sempre quis praticar artes marciais. Quando era um adolescente e vi o UFC 3, imediatamente me tornei um adicto da arte suave.
 

Como você recebeu o apelido de baleia?
 

Essa é uma história engraçada (risos). Comecei a treinar com o Romero Jacaré em Atlanta (EUA) na equipe Alliance. Ia lá todo ano, de 1999 a 2008, e quando eu estava lá, tinha um cara enorme chamado Bull e eu perguntei a como ele havia herdado aquele apelido. Logo depois perguntei como se falava “whale” em português, porque era assim que eu me sentia quando treinava naquela época. Um dos instrutores disse que era baleia e não parou mais de me chamar assim. O resto é história.
 

O que você acha da proposta de Copa Podio de profissionalizar o Jiu-Jitsu?
 

O que a Copa Podio está fazendo é sensacional. Eu vim ano passado para assistir um dos eventos ao vivo e achei incrível. Depois assisti a vários eventos em pay per view pela internet, amei o formato e as regras. Também fiquei encantado como a Copa Podio está criando novas estrelas no esporte e transformando lutadores em grandes astros. Isso é absolutamente necessário para o nosso esporte nesse momento. Esses competidores são atletas profissionais e merecem ser tratados dessa maneira.
 

Como está a expectativa para a sua estreia nesse grande evento?
 

Estou realmente muito empolgado em fazer parte desse time. Não vejo a hora de assistir as lutas e já estou me preparando para dizer algumas coisas que acho interessante falar. Será um grande evento com certeza e estou honrado de ser uma das vozes desse show. Agradeço de coração a Copa Podio pela oportunidade. Vejo vocês em breve!

Fonte: Erik Engelhardt

Data da publicação: 2014-09-21 17:33:23

Veja também

Comentarista e apresentador da Copa Podio dão um rola e preveem aquecimento do mercado de jiu-jitsu
Comentarista e apresentador da Copa Podio dão um rola e preveem aquecimento do mercado de jiu-jitsu

Abi-Rihan e Maikon Hensel estão animados para a estreia da arte suave na televisão em 5 de outubro

Ver mais
Quatro faixas marrons lutam entre si até que um vença quatro vezes
Quatro faixas marrons lutam entre si até que um vença quatro vezes

Evento definirá o faixa-marrom que vai disputar o Grand Prix dos Pesados

Ver mais
Leandro Lo e Diego Borges encaram gigantes pela Tríplice Coroa da 4ª temporada
Leandro Lo e Diego Borges encaram gigantes pela Tríplice Coroa da 4ª temporada

GP dos Pesados acontece em São Paulo pela primeira vez

Ver mais
Podio