12 momentos históricos da Copa Podio em 12 anos da liga (Parte 1)

O jornalista Arthur Júnior indica os 3 primeiros nessa matéria especial

Com mais de uma década de sua criação, em 2011, a Copa Podio de Jiu-Jitsu coleciona grandes momentos dentro e fora dos tatames, com duelos lendários, bastidores inusitados e histórias dos grandes astros do Jiu-Jitsu quando ainda davam seus primeiros passos no esporte.
 
Dentre tantos casos dignos de serem citados, reunimos alguns momentos marcantes para os integrantes da organização, situações que forjaram a identidade da Podio e suas ligas. Confira na lista abaixo alguns destes momentos e, caso tenha sentido falta de algum lance marcante da Copa Podio na sua opinião, mande para nós no DM do Instagram da Copa Podio!
 
Leandro Lo e a Tríplice Coroa

É impossível falar de Copa Podio sem falar de Leandro Lo. O saudoso astro do Jiu-Jitsu estreou na Podio em 2011, vencendo Claudio Caloquinha pelo título do GP dos Leves, seu primeiro na organização. Mesmo com todas as vitórias em superlutas e GPs, o grande momento de Lo na organização foi em 2016, ano no qual o espetacular competidor venceu as três etapas do GP em categorias diferentes, entre os Leves, Médios e Pesados, sendo o primeiro e único atleta até o momento a conquistar a Tríplice Coroa da Copa Podio. Um feito para ser lembrado por gerações!
 
 
The Orange League, os naranjitos
 
A liga de faixas-laranjas da Copa Podio foi mais uma aposta bem sucedida da organização. Criada em 2018, a Liga Laranja, focada em futuros astros do Jiu-Jitsu, chegou numa época de muitos torneios em que as crianças competiam como coadjuvantes. Ter investimento, estrutura e foco em jovens competidores foi uma ideia pioneira da Copa Podio. Desde a criação das seletivas, convites para atletas de outras partes do mundo e todo o suporte dado a jovens atletas e professores, o The Orange League deu um grande passo para a profissionalização do Jiu-Jitsu infantil. Fruto deste projeto foi a final do The Orange League, realizado em 16 de fevereiro de 2019, apresentada como co-estrela do evento que teve também o GP dos Leves, no Rio de Janeiro. Com atletas vindos da Angola, Chile, Rússia, Austrália, Emirados Árabes, Estados Unidos e Argentina, além dos locais brasileiros, o torneio teve um australiano e um americano de de pais filipinos na final. Brodie Mayocchi (AUS) bateu Arjuna Brown (USA) na finalíssima pelo título. 
 
Mica Galvão no polêmico “faixa-azul x faixa-preta”

 Em mais um desafio arrojado e inovador, a Copa Podio decidiu casar uma superluta que dividiu opiniões. Foi em janeiro de 2019, em Manaus, que Mica Galvão teve de vez os holofotes do mundo do Jiu-Jitsu virados para ele. Mica, com 15 anos de idade, enfrentou o faixa-preta Leandro Rounaud. Leandro já acumulava títulos em todas as faixas antes de enfrentar o jovem Mica, competidor ávido desde muito jovem. O duelo foi muito movimentado, com lances de superioridade de ambos os lados. Contudo, Mica fez seu ataque característico pulando por cima de Leandro e saindo com o armlock encaixado, com a mão do oponente por baixo de sua axila. Leandro tentou escapar e acabou com o braço quebrado, forçando a interrupção da luta. Vitória de Mica em um dos lances mais memoráveis da Copa Podio. Relembre no vídeo abaixo!
 
 

Data da publicação: 2023-02-08 19:06:08

Veja também

Vinny Magalhães avalia participação no GP de Pesados:
Vinny Magalhães avalia participação no GP de Pesados: "Braço e dedos travaram, perdi a pegada"

Atleta de MMA, Vinny vislumbra melhores chances no Desafio de Submission do evento

Ver mais
Davi Ramos e Lucas Lepri se enfrentam na primeira luta do Grand Prix
Davi Ramos e Lucas Lepri se enfrentam na primeira luta do Grand Prix

9 de janeiro é dia de chegar cedo no Ginásio Hebraica

Ver mais
Tim Spriggs promete entrar para “matar ou morrer” no desafio Brasil vs. EUA da Copa Podio
Tim Spriggs promete entrar para “matar ou morrer” no desafio Brasil vs. EUA da Copa Podio

Americano enfrenta Lucas ‘Hulk’ em 22 de novembro, no Rio de Janeiro

Ver mais
Podio